Aniversário Mestre Pai Lin 106 anos

Celebração dos 116 anos de nascimento do Mestre Pai Lin

Celebrando o Legado do Mestre Liu Pai Lin: O Cultivo da Saúde Através do Tai Chi Pai Lin

No dia 8 de dezembro de 2023, celebramos 116 anos do nascimento do ilustre Mestre Liu Pai Lin, um grande mestre que deixou um legado duradouro na prática do Tai Chi Chuan, medicina chinesa e filosofia taoista no Brasil. Nascido em 1907, Mestre Liu Pai Lin dedicou-se ao estudo e à difusão das práticas de cultivo interior como ferramentas poderosas para a promoção da saúde física e mental.

O Tai Chi Pai Lin foi popularizado pelo Mestre Liu Pai Lin não apenas como um método de exercício, mas também como uma prática terapêutica que incorpora movimentos suaves e fluidos, promovendo o equilíbrio entre corpo e mente. No coração dessa arte está o entendimento de que a energia vital, conhecida como “qi” ou “chi”, pode ser cultivada e direcionada para melhorar a saúde global.

Mestre Liu Pai Lin foi um dos pioneiros na introdução do Tai Chi no Ocidente, contribuindo significativamente para a difusão dessa arte no Brasil e em outros países da América do Sul e Japão. Seu legado transcende fronteiras culturais, impactando positivamente a vida de milhares de praticantes, que encontram no Tai Chi Pai Lin uma fonte de bem-estar holístico.

Ao celebrarmos o aniversário de Mestre Liu Pai Lin, é uma oportunidade para refletirmos sobre os benefícios que o Tai Chi Pai Lin oferece à saúde. Essa abordagem de cultivo interior milenar continua a conquistar adeptos, proporcionando um modelo eficaz para a manutenção da saúde ao longo da vida.

Na comemoração desse dia 08/12/2023, houve um encontro especial na UMAPAZ, Parque do Ibirapuera, unindo os Mestres Liu Chih Ming e Jerusha Chang com algumas autoridades responsáveis pela implantação do Tai Chi Pai Lin na rede pública de saúde, junto com os instrutores representantes desses núcleos.

O Dr. Adalberto K. Aguemi da SMS iniciou a abertura dando boas vindas aos convidados. Dr. Emilio Telesi Jr. e Dra. Elzira Vilela fizeram uma participação por vídeo rememorando a implantação do Tai Chi Pai Lin e práticas integrativas da saúde no Hospital do Campo Limpo, de onde se expandiu para vários outros locais da cidade, além da implantação do curso de formação de instrutores em 2002 e como isso afetou significativamente a saúde da população paulista. Em seguida, Eduardo Jorge, responsável pela secretaria da saúde e do meio ambiente em gestões municipais anteriores, enalteceu a relevância da prática no sistema de saúde e como sobreviveu mesmo em meio a várias trocas de governo.

A participação do Mestre Liu Chih Ming, filho do Mestre Pai Lin, foi muito significativa para o evento. Ele lembrou de como o Mestre Pai Lin ficava satisfeito com o agrupamento dos discípulos da linhagem Pai Lin, pois ele enxergava nisso uma energia multiplicadora muito especial. O Mestre Liu Chih Ming fica contente com os frutos que só crescem a partir das sementes que seu pai plantou.

O Mestre Liu Chih Ming lembrou do nome adotado pelo seu pai, “Pai Lin” (cem anos), que expressava o seu desejo de que mais e mais pessoas pudessem encontrar a fonte de boa saúde em seu interior e assim alcançassem a longevidade.

[ LEIA MAIS LIÇÕES TRANSMITIDAS PELO MESTRE LIU CHIH MING]

Em seguida, a Mestra Jerusha Chang falou da importância da criação da UMAPAZ como um centro divulgador das políticas públicas de promoção da saúde, proteção do meio ambiente e cultura de paz. A Mestra completou 69 anos recentemente, dos quais 23 anos foram de convívio contínuo com o Mestre Pai Lin, e mais 23 anos ensinando sem ele. Nas palavras da Mestra, a melhor forma de homenagear o Mestre Pai Lin é através da prática, continuamente aplicando seus ensinamentos.

Então, foi a vez de todos treinarem junto dos Mestres as formas essenciais de “miao miao”, abraço da árvore e abraço do Tai Chi.

Após a prática, vários professores da rede pública deram seu depoimento, a começar pela professora Emília Miura de 93 anos, que lembrou a todos de como é importante emanarmos boa energia para colhermos bons frutos. “Praticando, ganhamos beleza interior e, assim, a beleza exterior surge naturalmente.” Os participantes puderam ouvir a oração taoista da Luz de Ouro, recitada com profundidade pelo Prof. José Paulo para estabelecer conexão com a luz dos mestres iluminados.

Como foi frisado constantemente pelos mestres, o Tai Chi Pai Lin envolve a união de três princípios: yi (medicina do equilíbrio), quan (prática corporal para a saúde) e xian (busca da iluminação espiritual). Motivados por essas palavras, esperamos que o legado do Mestre continue a inspirar gerações a descobrirem os inúmeros benefícios do Tai Chi Pai Lin em sua jornada pessoal para a saúde e o bem-estar!

Marco Moura – Centro Dao de Cultura Oriental