Mestre Liu Chih Ming

Mestre Liu Chih Ming (劉之明) é filho do Grande Mestre Liu Pai Lin e reside no Brasil desde 1979. Nascido em 1948 em Taiyuan (província de Shanxi na China) e criado em Taiwan, aprendeu desde cedo com o seu pai as práticas de cultivo interno taoistas. Foi iniciado em linhagens com profundo conhecimento na Arte Antiga da Medicina Tradicional Chinesa e Alquimia Interna do Corpo.

É um dos mais renomados acupunturistas no Brasil e possui o título de Doutor em Acupuntura com nível “A” Internacional, conferido pelo Centro de Exame Internacional de Acupuntura de Pequim — uma distinção rara globalmente. Ele é discípulo do prestigiado Mestre Chinês Hsiu Yan Tsai, representando a tradicional linhagem chinesa “Agulha de Ouro”.

Tem o cargo de Vice-Presidente de Honra na Federação Mundial de Acupuntura e Moxabustão (WFAS). Ele é o diretor do comitê de provas dessa importante organização internacional e também membro do Conselho Executivo da Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS), além de Consultor da Academia de Medicina Tradicional Chinesa de Hong Kong. Em 2015, recebeu o título de Doutor-Chefe em Medicina Chinesa da WFCMS. Mestre Liu Chih Ming é graduado pela China Medical College, uma das escolas mais conceituadas em Taiwan, e possui diversos certificados, incluindo o “Curso Avançado de Acupuntura” do Instituto de Acupuntura da Academia de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim. Em outubro de 2007, durante as celebrações do 20º aniversário da fundação da WFAS em Pequim, China, recebeu um dos 57 prêmios “The Contribution Award” por suas notáveis contribuições pessoais para a acupuntura.

Mestre Liu Chih Ming

Além de ter aprendido Tai Chi Chuan com seu pai, é discípulo do famoso Mestre Yáng Yù Zhèn (楊玉振, ex-presidente da Associação de Tai Chi Chuan de Taiwan) e também aprendeu com o Mestre Wáng Yán Nián (王延年). Liu Chih Ming também faz parte das linhagens taoístas Montanha Dourada (金山派, Jīn shān pài) e Porta do Dragão (龍門派, Lóng mén pài), ambas amplamente reconhecidas na China como descendentes da famosa linhagem do Norte, que teve Grandes Mestres notáveis, incluindo Fu Xi (伏羲), Huang Di (o Imperador Amarelo) e Lao Zi.