Mestre Liu Pai Lin (劉百齡), cujo nome original era Yùkūn (玉琨), também conhecido como Jūnyú (君瑜), nasceu em 8 de dezembro de 1907, no pequeno povoado de Xianbianzhuang Dongtou, a oeste da cidade de Tianjin na China. Seu pai era Liu Zishan, e sua mãe, Sra. Li. Ele era o quarto dos seis irmãos e irmãs.
Desde jovem, ele tinha um interesse profundo nos estudos taoístas e visitou vários mestres. Em 1928 em Beijing, ele recebeu do Mestre Liǎo Kōng instruções de Tianming (天命, destino celestial) e os segredos do cultivo duplo do espírito e da vida da tradição Lóngmén (Porta do Dragão). Ele também era um descendente direto das escolas Jīn Shān (Montanha Dourada) e Kūnlún Xiānzōng.
Quanto ao Tai Chi Chuan, ele recebeu instruções de mestres famosos, sendo discípulo de Yang Chengfu da terceira geração da Escola Yang e do mestre Zhang Qinlin, de quem recebeu ensinamentos da tradição secreta do estilo Yang (楊家秘傳太極拳, yángjiā mìchuán tàijíquán).
Ele era um oficial do exército chinês e participou da Guerra Civil Chinesa. Formou-se na 6ª turma da Academia Militar de Whampoa em 1928 e serviu como instrutor e comandante militar (comandante da 6ª Divisão do 2º Exército da Zona de Guerra) durante a Expedição do Norte e na resistência contra o Japão, destacando-se com inúmeras realizações militares. Com a derrota de Kuomintang pelo regime comunista, ele foi convocado por Chiang Kai-shek (蔣介石) a juntar-se ao exército republicano e retirar-se para Taiwan em 1948, aposentando-se como tenente-general nos anos 70.
O General Liu Pai Lin teve dois casamentos. Sua primeira esposa, Sra. Liang Peiyu, faleceu em Taiwan em 1966, e eles tiveram dois filhos e quatro filhas, dentre eles o Mestre Liu Chih Ming (劉之明). Após ter se mudado para o Brasil, ele se casou com a Sra. Zhan Yueli (Geni Chen) em 1983.
Após a aposentadoria, dedicou-se ao estudo da cultura chinesa, filosofia taoísta, ensino de Tai Chi, métodos de autocuidado e medicina tradicional chinesa, visando a integração de “medicina do equilíbrio (醫, yī), artes marciais (拳, quán) e busca da iluminação (仙, xiān)”. Ele incentivava seus filhos a estudarem diligentemente esses princípios para viverem uma vida longa e significativa.
Em 1975, ele se mudou para o Brasil, inicialmente planejando cultivar sua energia espiritual. A convite do amigo taoísta Xia Changfan, começou a ensinar Tai Chi na igreja Missão Católica Chinesa na Vila Olímpia.
Em 1982, Liu Pai Lin foi convidado a representar o Brasil na 9ª Conferência Mundial de Humanidade, realizada em São Paulo. Ele fez uma apresentação sobre a filosofia taoísta e a importância do tai chi chuan e do qigong para a saúde e a longevidade. Sua apresentação foi muito bem recebida e ele foi elogiado por sua sabedoria e conhecimento.
Após a conferência, Liu Pai Lin foi convidado a dar palestras em vários países, incluindo Argentina, Japão e México. Ele também foi nomeado consultor da Universidade Holística Internacional de Brasília e diretor da Academia de Saúde do Tao.
Em 1983, fundou o “Instituto Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental” na região de Cambuci, em São Paulo, em comemoração ao aniversário do mestre taoísta Zhang Sanfeng. As principais publicações do país destacaram o evento com grandes manchetes.
Em 1991, Liu Pai Lin fundou a Associação Tai Chi Pai Lin, da qual foi presidente até a sua morte. A associação, hoje liderada por Jerusha Chang, promove o tai chi chuan, o daoyin e tuiná no Brasil e ajuda a difundir a cultura chinesa.
Liu Pai Lin faleceu em 2000, aos 93 anos. Ele foi um homem de grande sabedoria e compaixão. Seu legado continua a inspirar pessoas em todo o mundo.
Legado e reconhecimentos
- Em 1982, foi convidado a representar o Brasil na 9ª Conferência Mundial de Humanidade, realizada em São Paulo.
- Premiado com o Prêmio de Contribuição à Civilização Espiritual pela Ordem Soberana dos Cavalos da Fraternidade Universal, em 1990.
- Premiado com o Prêmio de Contribuição Cultural pela Universidade Holística Internacional de Brasília, em 1994. Ano que também recebe o Prêmio Honorário da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
- Premiado com o Prêmio de Mérito por Promoção de Atividades Físicas pelo Departamento de Esportes de São Paulo, em 1995.
- Premiado com o Certificado de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de São Paulo, em 1997.
- Premiado com o Prêmio de Contribuição à Difusão da Acupuntura Chinesa pela Câmara Municipal de São Paulo, em 1998.
- Concedido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto o “Certificado e Medalha de Cidadão Honorário” em 1999.
Liu Pai Lin foi um dos principais responsáveis pela popularização do tai chi chuan e do qigong no Brasil e no mundo, além de divulgar a filosofia taoista e medicina chinesa. Ele foi um defensor da saúde e da longevidade e acreditava que essas práticas eram as melhores maneiras de alcançar essas metas. Ele ensinou essas práticas a milhares de pessoas e seu legado continua a inspirar as novas gerações.